VOCÊ SABIA??? FLOR-DE-LIS

A maioria dos escoteiros sabe que a Flor de Lis é o símbolo do Escotismo, mas poucos saberão responder porquê essa flor foi escolhida. Se você não sabe, conheça agora a história desse símbolo maior do Movimento Escoteiro.

Escolhida por Baden-Powell, a Flor de Lis apareceu pela primeira vez como símbolo do Movimento Escoteiro em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, ela foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, uma ilha no sul da Inglaterra.

Mas por que uma flor teria sido escolhida por B-P como símbolo desse Movimento?

Antigamente, a Flor de Lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na Rosa dos Ventos. Nessas cartas a Flor de Lis representava o sentido de direção, e era exatamente esse sentido que Baden-Powell idealizava para o símbolo do Escotismo.

Antes disso, a Flor de Lis foi usada como símbolo da Monarquia Francesa desde o século XII, que curiosamente escolheu uma flor para representá-la, ao contrário das outras monarquias européias que escolheram animais como leões e águias. A imagem da Flor de Lis era associada com a pureza de espírito, luz e perfeição. A partir do século XIV os reis ingleses passaram a usar a imagem da Flor de Lis, alegando seus direitos sobre o trono francês.

A simbologia da Flor de Lis é toda baseada em valores como a fraternidade, os deveres para com o próximo e a união. Convenientemente para B-P, as pétalas que a compõem podem representar as três partes da Promessa Escoteira (e os três dedos da nossa saudação escoteira), que remetem para os deveres do escoteiro para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo. A Flor de Lis resume em sua imagem, os valores de excelência que devemos carregar na nossa vida pessoal, no nosso relacionamento com as outras pessoas, e em todas as atitudes que refletem um caráter íntegro e humanitário. (clique na imagem para saber mais detalhes)

A Flor de Lis representa também o esforço de Fazer o Melhor Possível, o compromisso de Estar Sempre Alerta e a alegria de Servir; os três lemas que conjugam os ideais do Escotismo Mundial em seus diversos ramos.

Hoje a Flor de Lis representa o Escotismo pelo mundo afora, identificando todos os países que pertencem à Fraternidade Mundial Escoteira. Para distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional de cada país é colocado junto à Flor de Lis. No Brasil, o Selo da República, com o círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é utilizado para esse fim.

Share this:

Comentários

2 comentários: