102 ANOS DE MOVIMENTO ESCOTEIRO


O Movimento Escoteiro completou no dia 01 de agosto, 102 anos de existĂȘncia. Em 1907 Robert Baden-Powell promoveu seu acampamento experimental na Ilha de Bownsea, Inglaterra. O acontecimento teve duração de 08 dias, onde 21 jovens reuniram-se com objetivo de colocar em prĂĄtica suas idĂ©ias utilizando atividades ao ar livre para contribuir na educação dos jovens. Logo apĂłs o primeiro acampamento, Baden-Powell ministrou muitas palestras sobre sua proposta educativa e, finalmente, em 15 de janeiro de 1908, lançou um primeiro fascĂ­culo, de um conjunto de seis, intitulado “Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes). O escotismo espalhou-se pela Inglaterra e em seguida em diversos paĂ­ses, obrigando o Fundador a instalar e organizar o “Movimento Escoteiro”.
O Escotismo chegou ao Chile em 1908. Em 1910 jĂĄ estava no Brasil. O escotismo transformou-se em um diferente sistema de educação nĂŁo formal para jovens, homens e mulheres, na faixa etĂĄria dos 7 aos 21 anos, acompanhados por lĂ­deres adultos que se dedicam a lhes oferecer atividades que proporcionem experiĂȘncias educativas, e que contribuirĂŁo para formação integral de futuros cidadĂŁos, responsĂĄveis e participativos em suas comunidades.
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro, fundada pelo prĂłprio Baden-Powell, reĂșne atualmente mais de 28 milhĂ”es de membros, em 216 paĂ­ses e territĂłrios, constituindo-se na maior associação mundial de jovens, com relevante trabalho em busca da paz e da compreensĂŁo entre as pessoas, superando diferenças, distĂąncias e fronteiras.
Estima-se que mais de 500 milhÔes de pessoas, homens e mulheres, da maioria dos países e culturas do mundo, tenham prometido viver em conformidade com Lei e a Promessa Escoteira, fazendo parte da Grande Fraternidade Mundial Escoteira.

Share this:

CONVERSATION

0 comentĂĄrios:

Postar um comentĂĄrio